segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bolo de Cenoura da Maria Amélia

Maria Amélia, com ingredientes tradicionais. A receita rende 15 fatias, mas leva cerca de três horas para ficar pronta, contabilizando a preparação do bolo e a decoração.
Ingredientes do bolo
Uma cenoura de aproximadamente 200 gramas (a chef usou uma de 230 gramas),  picada; dois ovos inteiros; meia xícara de chá de óleo de milho; duas xícaras de chá de farinha de trigo; uma xícara de chá de açúcar refinado; uma colher de sopa de fermento em pó; e manteiga suficiente para untar a forma.
Ingredientes do recheio
Uma lata de leite condensado; duas vezes a mesma medida de leite; quatro colheres de chocolate em pó ou achocolatado. O recheio deve ser posto em uma panela e levado ao fogo até que a mistura solte da panela.
Modo de preparo
O bolo é feito no liquidificador, onde são batidos todos os ingredientes. Coloque a massa na forma untada com manteiga e forrada com papel manteiga, também untado. Asse no forno pré-aquecido. Desenforne e inicie o preparo para o recheio.
O bolo produzido para o G1 foi feito em um tabuleiro de 30 x 20 centímetros. Para ganhar a forma de uma cenoura, Maria Amélia retira toda a casca do bolo. Ela recorta as bordas até deixar na forma desejada. "É livre, você vai fazendo aos poucos até achar que encontrou o formato ideal", diz.
Para a decoração, a doceira usou pasta americana laranja. Os enfeites também foram feitos de pasta americana. Minicenouras decorativas podem ser feitas pelas crianças. A receita é simples: leite em pó, leite de coco, leite condensado e corante. Os ingredientes frios são modelados com a mão e também ganham formato de cenouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário