sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Panetone Brasileiro

A massa do panetone é feita em duas etapas: a primeira leva 200 gramas de farinha de trigo, e 15 gramas de fermento biológico instantâneo. Misture bem. Na batedeira, acrescente aos poucos 280 ml. de água gelada.
Ponha a massa em uma superfície polvilhada de farinha. Em seguida, misture 300 gramas de farinha de trigo, 100 gramas de açúcar, 100 gramas de manteiga, uma colher de chá de raspas de laranja, uma pitadinha de sal e quatro gemas. Bata por três minutos em velocidade baixa.
Essa segunda massa é uma massa um pouco mais firme do que a primeira. Agora misture as duas massas. A divisão da massa facilita a fermentação do pão. Bata por sete minutos

Ingredientes:

- 500 gr. de farinha de trigo
- 50 gr. de fermento de pão
- 100 gr. de manteiga
- 100 gr. de açúcar
- 4 gemas
- 1 pitada de sal
- 1 colher (de café) de raspas de laranja
- 150 gr de castanha do Pará
- 150 gr de castanha de caju
- água (quantidade suficiente p/ atingir ponto de glúten)

Modo de preparo:Misture 500 gramas de farinha de trigo, o fermento, um pouco de água e faça a esponja. Deixe descansar por 10 minutos. Junte os ingredientes: o restante da farinha, a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, as raspas de laranja. Fica uma massa bem macia. Deixe descansar por 20 minutos, coberta por um pano. Misture a castanha de caju e castanha do Pará. Divida a massa em dois pedaços iguais. Embole-os e deixe sobre superfície enfarinhada. Torne a embolá-los e coloque nas formas de panetone. Deixe crescer até faltar um dedo para encher a forma. Pegue uma lâmina, faça cortes nos panetones, puxe as suas abas para fora da forma. Leve para assar por 40 a 50 minutos, mais ou menos, em forno a 180ºC


Dica:Embale os panetones depois de cinco horas de assados. Para fazer o chocotone, troque as castanhas, por 200 gramas de gotas de chocolate. As gotas de chocolate devem estar geladas para que não derretam na hora do manuseio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário